| Dicas do Sombra
Qualquer problema checa-se de imediato, não se deixa nada
para depois. A preguiça pode ser fatal. Um pequeno problema não
solucionado de imediato pode tornar-se um gigante, colocando em risco a
todos.
É de suma importância uma boa biblioteca náutica a bordo
para se fazer um bom e descansado cruzeiro. Evita-se comprar tudo de
início, pois corre-se o risco de adquirir coisas desnecessárias e
supérfluas. (colocar um link para bibliografia)
Quanto às cartas náuticas, todas que se puder obter são
poucas. Carta náutica nunca é demais. Descobrimos que as melhores cartas
são as neozelandesas. Quem quiser adquiri-las, sugiro entrar em contato
com a Nexus Marine, em Russel (Nexus Marine P. O. Box 226, Russel. Bay of
Islands - New Zeland / Fax (00 649) 403 8196 / E-mail: nexusnz@xtra.co.zn)
No veleiro de cruzeiro tudo tem seu local próprio e nada
deve ser mudado de local ou esquecido em qualquer lugar. Os locais das
coisas devem sempre ser estudados previamente, a fim de se evitar demoras
em momentos de urgência. Assim, as peças usadas com mais freqüência ficam
mais à mão e aquelas usadas mais raramente, em segundo plano. Dessa forma,
a qualquer hora, em qualquer tempo, de dia ou à noite, na calmaria ou na
tempestade, até de olhos fechados, acha-se o que se procura.
Uma arma a bordo é sempre importante, sobretudo quando se
cruza alguns locais notadamente conhecidos como perigosos, como as costas
da Colômbia e Mar da China. Mas as armas devem ser declaradas,
obrigatoriamente, e entregues às autoridades portuárias, sendo devolvidas
na saída.
Levar animais a bordo pode ser um problema. De país para
país mudam as regulamentações. Na Nova Zelândia, por exemplo, paga-se
quarenta dólares por dia.
A roupa, quando molhada com a água do mar, pode secar-se
ao sol, entretanto, assim que a temperatura cai ou anoitece, os cristais
de sal retidos entre as fibras do tecido captam toda a umidade e tudo fica
molhado novamente. Por isso, é importante que as roupas molhadas com água
salgada sejam lavadas com água doce, o que é difícil no veleiro. Quando
chega-se em terra isto é prioridade. Desta forma, evita-se a umidade
dentro do barco.
Os dissalinizadores modernos são ótimos, principalmente
para o banho. O custo é em torno de dois mil dólares, com capacidade em
média de oito a dez litros por hora.
A manutenção é constante num veleiro de madeira, muito
mais do que em qualquer outro.
É fundamental que se tenha uma boa oficina a bordo, o que
facilita a vida do cruzeirista, pois sempre estamos reparando, acertando,
melhorando alguma coisa. Assim, ferramentas e máquinas, todas são
fundamentais e quanto mais tiver melhor. De preferência de aço-inox. Boa
coleção de manilhas e peças de veleiro são extremamente necessárias.
Uma das técnicas de cruzeiro, na temporada de furacões, é
sair do local (ilha, atol, motu) logo após a passagem do furacão, pois
tudo se acalma, pelo menos por uns sete dias.
Veja
equipamentos usados pela Família Sombra
Veja
Cartas Náuticas
Bibliografia para
velejadores
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